Fórum - A Europa na Escola – Formação para Professores

Expectativas em relação à formação

Partilhe as suas expectativas em relação a esta ação de formação ou a razão porque se inscreveu nesta ação de formação.

Expectativas

3 Likes

Olá
Estou motivada para conhecer novos materiais para utilizar em sala de aula com os meus alunos na disciplina de Cidadania

Olá a minha expectativa é conseguir trabalhar mais assuntos da UE na minha turma.

Olá. Estou curiosa para conhecer os novos materiais e trabalhar com os meus alunos em sala de aula.

Pretendo manter-me informada relativamente às atividades disponíveis para as escolas dinamizadas no espaço europeu.
Saber o que se faz, partilhar experiências…

1 Like

As minhas expectativas são de conhecer diferebtes metodologias de abordagem da Europa na escola, enquanto professora de Geografia, de Cidadania e Desenvolvimento e coordenadora de um Clube Europeu.

2 Likes

Os jovens são cidadãos europeus e precisam tomar consciência disso. Tendo nascido cidadãos europeus e nunca tendo conhecido outra realidade, nomeadamente no que se refere aos benefícios da cidadania europeia - qual bem inato - a verdade é que a Europa tem ainda, para os jovens, um significado muito difuso e uma importância longínqua nas suas vidas. Este alheamento está, de resto, bem patente nos níveis de abstenção nas eleições para o Parlamento Europeu, que teimam em cifrar-se na ordem dos 80%, na faixa etária 18-25 anos.

Se a escola é importante na formação do cidadão português, então ela assume papel decisivo da formação do cidadão europeu. Nós, enquanto profissionais da educação, não podemos alhear-nos dessa responsabilidade, sob o risco de nada fazermos para contrariar um entendimento de espaço europeu apenas como um conjunto de países que beneficiam de uma moeda comum, de trocas comerciais facilitadas e onde se pode circular sem necessidade de passaporte, tal como o veem grande parte dos jovens.

É esta responsabilidade e a necessidade de saber mais, para fazer mais e melhor pelo futuro da Europa que me trazem aqui. Tal como na saúde do planeta, também na saúde da Europa faz sentido a expressão “Think globally, act locally”.

Expectativas para esta formação? São tão elevadas quanto a motivação!

Boa formação para tod@s!

3 Likes

Ir para o fórum

Image